5 Melhores energéticos naturais para estimular o ânimo no dia a dia



Sentir-se cansado por conta de uma rotina atarefada é normal. Claro que se esse cansaço for excessivo e não condizer com a sua rotina, é melhor ir ao médico para ter certeza do que se trata. Caso contrário, você pode começar a fazer uso de energéticos naturais, que são bebidas à base de plantas, frutas e raízes. Assim evita tomar aquelas bebidas industrializadas cheias de açúcares e outros aditivos desnecessários para o seu organismo. Confira as receitas.

5 Receitas de energéticos naturais e caseiros

A natureza possui todos os remédios e nutrientes que o seu corpo precisa para se sentir disposto e saudável. Então, para ter um melhor efeito dessas bebidas energéticas, procure também manter uma alimentação bem saudável, evitando ao máximo os produtos industrializados na sua vida.

1. Suco de guaraná em pó com açaí

Essa é uma das melhores receitas de energéticos naturais que você pode querer para sentir-se revigorado. Só não exagere na dose, porque o açaí é uma fruta com 250 calorias a cada 100 gramas. Também evite usar açúcar, prefira mel. Veja como fazer:

Ingredientes

Guaraná em pó: 1 colher (chá);
Polpa de açaí: 200 gramas;
Castanhas ou amendoim sem sal: 2 colheres (sopa);
Xarope de guaraná: 1 xícara (chá);
Gelo: a gosto;
Mel: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Coloque no liquidificador o açaí, o mel, o xarope e o pó de guaraná e bata para misturar;
  2. Em seguida, adicione o gelo e as castanhas ou o amendoim. Bata em velocidade lenta até que tudo de misture muito bem. Já está pronto para beber.

2. Suco de laranja com cenoura e limão

Outra opção entre os energéticos naturais é essa rica fonte de vitaminas A e C, perfeito para tomar logo no café da manhã.

Ingredientes

Laranja: 1 unidade;
Limão: ½ unidade;
Cenoura: 7 unidades médias.

Modo de preparo

  1. Lave e descasque os ingredientes, retire as sementes e corte em pedaços menores;
  2. Depois coloque tudo no liquidificador e bata muito bem;
  3. Se quiser pode adicionar umas pedrinhas e gelo. Beba na hora.

3. Suco verde energético

Os sucos verdes são conhecidos por serem desintoxicantes do organismo e justamente essa qualidade também faz com que sejam energéticos. Afinal, um organismo livre de toxinas vai fazer você se sentir com muito mais disposição.

Ingredientes

Aipo: 1 talo;
Pepino: ½ unidade;
Maçã: 1 unidade;
Couve-manteiga: 2 a 3 folhas;
Pera: 1 unidade;
Suco de limão: 1 colher (chá).

Modo de preparo


  1. Comece higienizando muito bem todos os vegetais. Retire o miolo da maçã e da pera, esprema o suco do limão, descasque e corte o pepino em pedaços menores;
  2. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, deixando por último o suco de limão;
  3. Bata muito bem até que fique homogêneo e adicione um pouco de água caso fique muito grosso, mas não coe para beber.

4. Suco de morango com toranja e tangerina

Mais uma opção dos energéticos naturais que vai ser um banho de vitamina C para o seu organismo é essa, com a toranja, o morango e a tangerina. É um suco mais ácido, então se tiver problemas de estômago beba depois de já ter comido alguma coisa.

Ingredientes

Toranja vermelha: 1 unidade;
Tangerina média: 2 unidades;
Morangos congelados: 1 punhado.

Modo de preparo

  1. Descasque a toranja e as tangerinas e bata-as juntas no liquidificador;
  2. Em seguida, adicione os morangos ainda congelados e bata para que fique um suco mais espesso, tipo um smoothie. Já está pronto para beber.

5. Suco de beterraba com guaraná e hortelã

O guaraná você já sabe que é um dos principais energéticos naturais que a natureza oferece, ao menos na mata brasileira. A beterraba também cumpre muito bem com essa função, sendo ótima fonte de energia, ajudando a manter a boa saúde do sistema cardiovascular, a saúde intestinal e mental.

Ingredientes

Beterraba grande: ½ unidade;
Hortelã: 2 folhas;
Pó de guaraná: ½ colher (sopa);
Água: 200 mililitros.

Modo de preparo

  1. Descasque a beterraba, corte em pedaços menores e lave bem as folhas de hortelã;
  2. Depois só precisa bater todos os ingredientes no liquidificador e beber sem coar para absorver todas as fibras e nutrientes.

Cuidados a ter ao ingerir os sucos

Como você viu, todos esses sucos energéticos naturais são feitos com ingredientes bem comuns no dia a dia. Eles não possuem contraindicações sérias, mas deve saber que o guaraná, por exemplo, é um estimulante e precisa ser tomado com cautela por quem tem pressão alta ou ansiedade.

Se resolver adicionar outros estimulantes, como gengibre, canela ou pimenta aos sucos, deve ter o mesmo cuidado caso tenha problemas cardiovasculares ou relacionados aos nervos.

Fora isso, a única recomendação é que beba os sucos de forma equilibrada, sem exagero, pois eles não substituem as principais refeições nem boas noites de sono para descansar de verdade. Se perceber que a exaustão continua, mesmo tendo uma alimentação saudável, procure seu médico para saber se está com alguma deficiência de nutrientes.



Comentar

3 + 15 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.